O currículo vai além dos portões da escola,
engloba as vivências e o cotidiano dos alunos, sendo de grande importância que
o professor considere o currículo de forma abrangente, que busque globalizar
suas ações em prol de uma aprendizagem significativa. As TIC’S exercem
atualmente um papel relevante na definição de um currículo que visa uma
educação integral e interdisciplinar, sendo imprescindível sua inserção nas
aulas, visando inserir os alunos no mundo da tecnologia, da informatização, da
comunicação e da globalização.
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
Reflexões sobre a execução do projeto em sala de aula
O
projeto “Meio ambiente é vida” foi executado de forma a contribuir para a
formação de crianças mais críticas, observadoras e reflexivas no que diz respeito
à preservação e importância do meio ambiente para a vida. Durante as
discussões, pesquisas, atividades realizadas, foi sendo construído pelas
crianças atitudes de respeito e consciência de preservação para com o meio
ambiente. O que demonstra que o objetivo maior foi alcançado, e ainda que os
alunos desenvolveram os conteúdos conceituais, já que aprenderam acerca de variados
ambientes, e também os conteúdos procedimentais, principalmente quando trabalharam
em grupo e com pesquisas no computador através da internet. E ainda, o que
considero de primordial importância, conheceram, observaram, dialogaram,
questionaram de forma que demonstraram interesse e prazer nas atividades
propostas, o que foi observado pelo entusiasmo e pelos relatos dos próprios
alunos.
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
PLANO DE AULA
UNIDADE III
CURRÍCULOS, PROJETOS E PESQUISAS.
NTE
Lagoa Nova 1
Cursista: Maria Núbia Aragão Silva
Profº
José Maria
Plano de Aula:
Aula-passeio ao Parque das Dunas
Data:
14 de novembro de 2012
|
Dados
de Identificação:
Escola: Professor Antonio Fagundes
Professor (a): Maria Núbia Aragão Silva
Disciplina: Ciências
Período: 1 aula
Turma: 3º Ano
|
Tema: Meio ambiente
|
Objetivo geral:
Promover a interação com a biodiversidade presente no parque, O contato com a
natureza.
Objetivos específicos: Ampliar o conhecimento acerca do
meio ambiente; promover o conhecimento de um ambiente diferente do meio em
que vive; interagir com uma reserva natural ecológica; valorizar a fauna e
flora; desenvolver hábitos de preservação da natureza.
|
Conteúdo: Meio ambiente
|
Desenvolvimento do tema: Foi desenvolvido através de projeto,
o qual culminou na aula-passeio. Anteriormente essa aula, aconteceu à
apreensão dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do Parque das dunas.
Depois foi feita uma pesquisa pelos alunos utilizando a internet.
|
Recursos didáticos: Aula expositiva dialógica, computador e câmera fotográfica.
|
Avaliação: Ocorrerá a partir da observação da
participação dos alunos desde a discussão acerca da temática até a realização
da aula-passeio. Essa observação dar-se-á nos aspectos procedimentais,
atitudinais e conceituais.
|
Bibliografia:
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mestre-trabalho-bom-senso-423309.shtml
|
Atividade de TIC's
PROJETO MEIO AMBIENTE É VIDA
DATA:
15/11/2012
|
Dados
de Identificação:
Escola: Professor Antonio Fagundes
Professor (a): Maria Núbia Aragão Silva
Disciplina:
Ciências
Período: 2 meses (1 bimestre)
Turma: 3º Ano Fundamental
|
Tema: A preservação do meio ambiente
|
Justificativa: Visa contribuir para a compreensão de
que o meio ambiente compreende todos os seres vivos e não vivos. Ampliar o
conhecimento a cerca dos variados ambientes e sua importância para a vida.
Reflexão a cerca da importância de sua preservação para que a vida perpetue
na Terra.
|
Objetivos: Contribuir para a compreensão a cerca do
meio ambiente e sua importância para a vida na Terra de forma harmoniosa; Estimular
a reflexão a cerca da importância da preservação do meio ambiente para os seres
vivos.
|
Metodologia (Material e métodos): Aula expositiva
dialógica, leitura de textos informativos, leitura e estudo no livro
didático, exibição de filmes, vídeos, utilização de aparelho de multimídia,
confecção de cartazes, composição de poemas, confecção de trabalhos
artísticos (pintura, desenho e colagem) e realização de aula-passeio ao
Parque das Dunas.
|
Período de aplicação: 02 de agosto a 08 de outubro
de 2012
|
Resultados Esperados: Espera-se que o aluno
compreenda o meio ambiente como o meio onde se vive e que somos parte
integrante dele. Assim como a importância deste para que haja vida e
progresso na Terra, sendo primordial sua preservação.
|
Referências:
Acesso em: 02 de agosto de 2012
|
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
"Mãos Dadas" Parabéns Drummond!
Não serei o poeta de um mundo caduco. Também não cantarei o mundo futuro. Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.Não serei o cantor de uma mulher, de uma história, não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela, não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.Carlos Drummond de AndradeFonte: http://letras.mus.br/carlos-drummond-de-andrade/460648/
terça-feira, 30 de outubro de 2012
É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver.Gabriel Garcia Marquez
Assinar:
Postagens (Atom)