segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Reflexões sobre o Currículo e as TIC'S


O currículo vai além dos portões da escola, engloba as vivências e o cotidiano dos alunos, sendo de grande importância que o professor considere o currículo de forma abrangente, que busque globalizar suas ações em prol de uma aprendizagem significativa. As TIC’S exercem atualmente um papel relevante na definição de um currículo que visa uma educação integral e interdisciplinar, sendo imprescindível sua inserção nas aulas, visando inserir os alunos no mundo da tecnologia, da informatização, da comunicação e da globalização. 

Reflexões sobre a execução do projeto em sala de aula


O projeto “Meio ambiente é vida” foi executado de forma a contribuir para a formação de crianças mais críticas, observadoras e reflexivas no que diz respeito à preservação e importância do meio ambiente para a vida. Durante as discussões, pesquisas, atividades realizadas, foi sendo construído pelas crianças atitudes de respeito e consciência de preservação para com o meio ambiente. O que demonstra que o objetivo maior foi alcançado, e ainda que os alunos desenvolveram os conteúdos conceituais, já que aprenderam acerca de variados ambientes, e também os conteúdos procedimentais, principalmente quando trabalharam em grupo e com pesquisas no computador através da internet. E ainda, o que considero de primordial importância, conheceram, observaram, dialogaram, questionaram de forma que demonstraram interesse e prazer nas atividades propostas, o que foi observado pelo entusiasmo e pelos relatos dos próprios alunos.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PLANO DE AULA


UNIDADE III
CURRÍCULOS, PROJETOS E PESQUISAS.
NTE Lagoa Nova 1 
 Cursista: Maria Núbia Aragão Silva 
                                                                    Profº José Maria                                                                                                                                                                  



Plano de Aula: Aula-passeio ao Parque das Dunas

Data: 14 de novembro de 2012
Dados de Identificação:

Escola: Professor Antonio Fagundes
Professor (a): Maria Núbia Aragão Silva
Disciplina: Ciências
Período: 1 aula
Turma: 3º Ano
Tema: Meio ambiente


Objetivo geral: Promover a interação com a biodiversidade presente no parque, O contato com a natureza.

Objetivos específicos: Ampliar o conhecimento acerca do meio ambiente; promover o conhecimento de um ambiente diferente do meio em que vive; interagir com uma reserva natural ecológica; valorizar a fauna e flora; desenvolver hábitos de preservação da natureza.

Conteúdo: Meio ambiente

Desenvolvimento do tema: Foi desenvolvido através de projeto, o qual culminou na aula-passeio. Anteriormente essa aula, aconteceu à apreensão dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do Parque das dunas. Depois foi feita uma pesquisa pelos alunos utilizando a internet.

Recursos didáticos: Aula expositiva dialógica, computador e câmera fotográfica.

Avaliação: Ocorrerá a partir da observação da participação dos alunos desde a discussão acerca da temática até a realização da aula-passeio. Essa observação dar-se-á nos aspectos procedimentais, atitudinais e conceituais.

Bibliografia:


Atividade de TIC's

PROJETO MEIO AMBIENTE É VIDA
DATA: 15/11/2012
Dados de Identificação:

Escola: Professor Antonio Fagundes
Professor (a): Maria Núbia Aragão Silva
Disciplina: Ciências
Período: 2 meses (1 bimestre)
Turma: 3º Ano Fundamental
Tema: A preservação do meio ambiente

Justificativa: Visa contribuir para a compreensão de que o meio ambiente compreende todos os seres vivos e não vivos. Ampliar o conhecimento a cerca dos variados ambientes e sua importância para a vida. Reflexão a cerca da importância de sua preservação para que a vida perpetue na Terra.

Objetivos: Contribuir para a compreensão a cerca do meio ambiente e sua importância para a vida na Terra de forma harmoniosa; Estimular a reflexão a cerca da importância da preservação do meio ambiente para os seres vivos.

Metodologia (Material e métodos): Aula expositiva dialógica, leitura de textos informativos, leitura e estudo no livro didático, exibição de filmes, vídeos, utilização de aparelho de multimídia, confecção de cartazes, composição de poemas, confecção de trabalhos artísticos (pintura, desenho e colagem) e realização de aula-passeio ao Parque das Dunas.




Período de aplicação: 02 de agosto a 08 de outubro de 2012           

Resultados Esperados: Espera-se que o aluno compreenda o meio ambiente como o meio onde se vive e que somos parte integrante dele. Assim como a importância deste para que haja vida e progresso na Terra, sendo primordial sua preservação.



Referências:  
Acesso em: 02 de agosto de 2012